Equilibrios

 

Pessoas que comem excessivamente e com muita frequência podem ganhar muito peso, aumentando a chance de sofrerem com doenças crônicas relacionadas ao sobrepeso ou obesidade. Colocar um ponto final em atitudes que o prejudiquem é uma tarefa complicada e que requer dedicação e comprometimento. Mesmo sendo desafiante, não é impossível parar de se alimentar mais do que o necessário. Existem alguns métodos simples para auxiliá-lo a mudar de comportamento e acabar com este hábito de uma vez por todas
    • Use pratos menores quando comer em casa. Ao fazer isso, será possível controlar melhor as porções, não comendo mais que o necessário.
      • Geralmente, os pratos de sobremesa ou de entrada são menores, evitando que as porções principais sejam muito grandes.
    • Alguns estudos mostram que até a cor dos pratos interfere na capacidade da pessoa se sentir mais satisfeita, mesmo comendo menos. Se puder, use pratos azuis para consumir porções menores nas refeições.
     

  1. Retire as panelas e travessas da mesa enquanto estiver comendo. Sirva-se e vá sentar longe das panelas com os alimentos. Sempre que houver panelas e travessas com alimentos perto das pessoas que estão comendo, a chance de comerem mais aumenta devido à proximidade. Ao ficarem em um balcão separado ou no fogão da cozinha, a tentação de pegar um pouco mais de comida será menor.

     

    • Deixe todos os alimentos na cozinha e não na mesa de jantar.
    • Outra boa opção é guardar a comida das panelas antes de sentar para fazer a refeição na mesa. Dessa forma, não há como pegar mais um pouco ao levar os pratos para a cozinha.
     
    •  
  1.